Sexta, 20 Setembro 2019 15:11

COMUNICADO SINDTRAN 20/09/2019

Na Assembleia Geral realizada no último dia 18 (Quarta), a Categoria dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará deliberou por ratificar majoritariamente a decisão da Diretoria do Sindtran de suspender o Ato Público na SEAD previsto para o dia 18 (Quarta), em virtude da realização no dia 17/09 (Terça), de 17h às 20h, da SEGUNDA RODADA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO do Sindtran com o Governo do Estado na SEAD, com a participação dos Secretários de Estado da SEFA, SEAD e SEPLAN, além do Diretor Geral do DETRAN, Marcelo Guedes e da Projur. O Sindicato esteve representado pelos Diretores Evandro Denis, Carlos Guimarães e Élison Oliveira.

Os números oficiais apresentados pelo Secretário da Fazenda demonstraram o quanto o DETRAN-PA pode e deve ser observado de forma peculiar, portanto distinta; por ser, junto com a SEFA, parte da solução para o equilíbrio das contas públicas, pela grande possibilidade, com eficiente gestão, de favorecer o crescimento da receita estadual, mediante ruptura com o modelo de gestão ineficiente e usurpador executado pelo PSDB.

A diretoria do Sindtran apresentou os seguintes informes sobre a segunda rodada da Mesa de Negociação com o Governo:
1- A próxima rodada de negociações está prevista para ocorrer antes do domingo do Cirio de Nazaré, em outubro;

2- A Comissão de Servidores requisitada pelo Sindicato em fevereiro e instituída em março, por Portaria do Diretor Geral, para levantamento de necessidades funcionais no DETRAN-PA para subsidiar a realização de Concurso Público emergencial afim de evitar colapso no atendimento ao público e superar as deficiências operacionais em todo o Estado; apresentou um relatório completo com projeção em Datashow para subsidiar a gestão da Autarquia demonstrando em números os pontos de desperdício/vazamento de milhões de reais do DETRAN, a defasagem do quadro de pessoal e o resultado ano a ano das deficiências na gestão autárquica;

3- O Sindtran mais uma vez apontou a necessidade de medidas urgentes e efetivas, tais como: 3.1-criação por decreto governamental de mais JARI's na Autarquia; 3.2-eliminação das perdas de autos de infração por falhas em sistema ou perdas de prazo de cadastramento por número insuficiente de servidores; 3.3-criação da Lei Estadual de Dívida Ativa; 3.4-realização de Concurso Público Regionalizado para suprir a defasagem de servidores em cargos de vistoriador, assistente de trânsito, agente de fiscalização, técnicos e analistas de TI, pedagogos, entre outros, primeiramente nas Ciretrans, mas também em Belém; 3.5-recuperação da infraestrutura pública sucateada, sobretudo das Ciretrans, pois, em sua maioria, são ambientes insalubres; 3.6-rescisão imediata e/ou redução de valores de contratos administrativos com empresas terceirizadas, em muitos casos comprovadamente desnecessários e com indícios de superfaturamento (conforme denunciados ao Ministério Público do Estado e Tribunal de Contas do Estado), e que oneram os cofres da Autarquia; 3.7-não renovacão do Termo de Cooperação Técnica com a SEDOP, para o programa asfalto nas Cidades com repasse anual de 90 Milhões de reais, já denunciado pelo SINDTRAN e pela AGE junto ao MPE-PA e MPC-PA; 3.8-redução dos valores e/ou distrato dos Convênios e dos Termos de Cooperação Tecnica com demais Órgãos do Estado e Municípios, onde ficam evidentes a irresponsabilidade pública e os prejuízos ao DETRAN-PA que está cada vez mais fragilizado com sua infraestrutura precarizada, com a defasagem de 46% no quadro de pessoal e débil capacidade operativa de cumprimento da missão de promover e assegurar a segurança viária no Estado do Pará; além de outras medidas sugeridas e necessárias para reduzir despesas e aumentar a receita pública da Autarquia com a meta de aproximar-se a 1 (um) Bilhão de reais de arrecadação ao ano em prazo de 4 (quatro) anos, com o pleno entendimento pelo Governo de que tal meta será inalcançável sem a participação dos trabalhadores.

4-Neste sentido o governo deve garantir o efetivo retorno aos Servidores mediante valorização, dignidade, melhores condições de trabalho e maior remuneração compatível com a missão de garantir a segurança viária, reduzir o número de acidentes, promover a mobilidade no trânsito, e ao mesmo tempo gerar o crescimento da receita pública para a ampliação das políticas públicas com permanente valorização dos trabalhadores, o que devem caminhar juntos para assegurar o sucesso governamental.

5-A mesa de negociação permanente pactuou reavaliar a concessão de GTI's e HE's ao DETRAN, mediante justificativa técnica das áreas ao Diretor Geral do DETRAN que deverá remeter a SEAD para análise e manifestação tendo em vista o aumento da receita com a maior celeridade e eficiência na tramitação dos processos com a permanência de servidores no turno da tarde, sobretudo pela defasagem de 830 vagas em cargos públicos no DETRAN-PA após 13 anos sem concurso público na Autarquia, o que tem sido decisivo para o absurdo de convivermos com 56% de inadimplência na frota de 2.100.000 veículos no Pará, deixando um "rombo", digamos assim, superior a 800 milhões de reais nos últimos cinco anos (2014-2018). São recursos que deixaram de ser arrecadados e tão pouco foram inscritos em dívida ativa, por inexistência de norma jurídica para sua efetividade.

6- Não aceitamos a justificativa de que o DETRAN não tem dinheiro para investimentos em melhorias da infraestrutura pública e na valorização dos Trabalhadores, quando a arrecadação mensal da Autarquia tem ultrapassado 40 milhões de reais. Portanto a mesa de negociação permanente com o DETRAN e o Governo, coerentemente, segue para corrigir rumos e apontar soluções viáveis, eficientes e benéficas à Sociedade, ao Governo e aos Servidores Públicos Estaduais.

O SUCESSO da Autarquia de Trânsito só é possível com a VALORIZAÇÃO dos Servidores Públicos.

SÓ A LUTA NOS GARANTE! POIS, JUNTOS SOMOS FORTES!

WhatsApp Image 2019 09 20 at 13.45.16

WhatsApp Image 2019 09 20 at 13.45.59

WhatsApp Image 2019 09 20 at 13.46.30

WhatsApp Image 2019 09 20 at 13.47.04

CLIQUE NO ANEXO ABAIXO PARA OUVIR O ÁUDIO DO PRESIDENTE DO SINDTRAN.

Diretoria do SINDTRAN-PA

Last modified on Sexta, 20 Setembro 2019 16:34