Quarta, 24 Junho 2020 13:24

COMUNICADO SINDTRAN 24-06-2020

7dc07da0 62d8 4190 83fb 5ec692fe7500

Os Sucateadores e Privatistas do DETRAN/PA não fazem Home Office.

“Serviço péssimo. O 154 não funciona!” Marcus O. D. Camara

“(...)como podemos fazer agendamento se nada funciona nessa b..., Webchat horrível, 154 nem se fala(...)” Ton Sant’anna

“Toda vez que tento fazer o agendamento o sistema do DETRAN cai, aí volta um a fila com mais de 500 pessoas” Jociely Melo

“Quando o Ministério Público irá se manifestar, tá na hora. Ficam fazendo os usuários de otários(...)” Aluce Porto

“(...)Ao entrar fui a 403ª e quando estava em 17ª posição apareceu o chat e depois uma mensagem de erro(...)” Rosilda Barbosa

“Duas semanas tentando agendar a biometria(...)” Vitor Vilar

Trechos extraídos das centenas de reclamações na página do DETRAN-PA no facebook.

Em 2014 o DETRAN-PA implantou em sua página eletrônica (site institucional), uma plataforma para agendamento de serviços. Uma ferramenta prática, eficiente, segura e gratuita, servindo tanto para habilitação quanto para veículos. Chegou a registrar mais de 2.3 milhões de agendamentos, cobrindo todas as localidades do estado do Pará onde o DETRAN-PA atua e operando 24 horas por dia.

A implantação da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA se deu em um cenário no qual NÃO EXISTIA operação de call-center - 154 e web chatt.

A plataforma para agendamento do DETRAN/PA oferece serviços respectivamente nas seções "Serviços Habilitação" e "Serviços Veículo", através dos botões "Agendamento de Exames e Biometria" e "Agendamento de Serviços".

Em meados de 2018, sem nenhuma justificativa técnica plausível, a direção do DETRAN-PA simplesmente decidiu bloquear vários serviços da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA e privatizou essa modalidade de agendamento, contratando a peso de ouro, uma empresa chamada “CRIATIVA CALL CENTER” pela fortuna de R$ 63,3 MILHÕES, por um período de 36 meses, as custa dos cofre público.

O usuário, que antes utilizava a plataforma para agendamento de serviços no próprio site do DETRAN/PA, foi forçado a migrar e usar o serviço de Call Center - 154 e Web Chat pertencentes à empresa “CRIATIVA CALL CENTER”. Dessa forma, aquilo que antes era gratuito e feito diretamente pelo usuário, passou a necessitar de um “intermediário”, representado na figura do operador terceirizado.

Isto é, o atual serviço de call-center - 154 e web chatt não são próprios do DETRAN/PA e nem operacionalizados pelos servidores efetivos da Autarquia de trânsito.

É necessário enfatizar que até a presente data, o Call Center - 154 possui acesso aos sistemas do DETRAN-PA para operar, entre elas a plataforma de agendamento (que é parte do sistema SISTRANSITO). Ou seja, além de ganhar uma montanha de dinheiro público, ainda acessa “de graça” o sistema do DETRAN-PA.

Fruto de um contrato obscuro, os serviços da empresa “CRIATIVA CALL CENTER” sempre levantaram desconfiança por suas limitações técnicas, precariedade e por acúmulos de reclamações. Mas foi a partir do retorno gradual do DETRAN/PA, após o dia 8 de junho deste ano, revelou-se um fiasco. Explodiram a insatisfação e denúncias dos usuários nas redes sociais e na imprensa. Muitas vezes jogando a culpa nas costas dos servidores do DETRAN/PA, que nada tem haver com essa bagunça.

O SINDTRAN/PA reafirma a robustez e eficiência da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA, usada ao longo destes anos, e que não se encontram justificativas para a manutenção de seu bloqueio no site institucional.

Considerando a elevada demanda reprimida, mesmo que haja a necessidade de controle de acesso ao órgão em face da pandemia de COVID-19. As várias reclamações evidenciadas in loco e nas redes sociais reforçam a necessidade de desbloqueio imediato dessa plataforma.

A manutenção do bloqueio da plataforma para agendamento de serviços do DETRAN/PA, por parte da atual diretoria, e as constantes aglomerações na entrada da Autarquia representam uma afronta ao que é especificado na Lei 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Diretoria do SINDTRAN-PA

Last modified on Quarta, 24 Junho 2020 13:54