Sábado, 13 Junho 2015 01:12

SERVIDORES MANTÉM GREVE E LAVAM A CALÇADA DO DETRAN

Os servidores em greve do Detran-PA lavaram as calçadas do prédio sede do órgão, em Belém, na manhã desta sexta-feira, 12. O protesto bem humorado objetivou defender a moralização no órgão, que possui um histórico de corrupção e apadrinhamento político. Em seguida, os trabalhadores aprovaram a manutenção da greve, em assembleia geral. No próximo domingo, 14, eles vão à Praça da República fazer um abaixo-assinado para que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Legislativo Estadual passe o Detran a limpo.

Cerca de 200 servidores se concentraram desde às 9 horas da manhã em frente ao Detran, na Rodovia Augusto Montenegro. A lavagem da calçada com água e sabão foi realizada sobre o embalo do melody "Panelinha".

"Não vamos compactuar com a corrupção. Temos que denunciar. Queremos que acabe a sangria no Detran, seja na violência do trânsito, seja na corrupção. E, para isso, o servidor tem que ser valorizado, tem que haver investimento no Detran e uma política de trânsito efetiva. O Detran só arrecada, mas não vê a cor do dinheiro", criticou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (SINDTRAN), Élison Oliveira.

Durante a assembleia dos trabalhadores, foi denunciado em carro som, na via pública a existência de uma Circunscrição de Trânsito (Ciretran) fantasma no município de Igarapé-Miri, no Nordeste do Estado. O órgão tem imóvel alugado por R$ 180 mil, gerente nomeado recebendo salário de R$ 3 mil sem trabalhar e até veículo à disposição, mas nunca funcionou ou atendeu qualquer usuário. Os trabalhadores requerem a investigação da Ciretran daquele município, pois há suspeitas de que essa fraude estaria atendendo aos interesses de um ex-secretário de estado e ex-deputado do PSDB. Outras irregularidades estão sendo divulgadas pelos grevistas, sobretudo nas Ciretrans espalhadas pelo interior do estado.

Oliveira voltou a criticar a postura do governo de Simão Jatene, que não negocia com os trabalhadores. "O governo vai tentar todos os mecanismos para barrar a nossa greve. Tenta desgastar o movimento na mídia e na justiça para que a nossa greve seja classificada como abusiva e ilegal. Estamos agindo dentro do que a lei determina", adiantou. A greve iniciada no último dia 28 de maio, segue por tempo indeterminado em todo o estado do Pará.

PAUTA - No próximo domingo, os grevistas vão à Praça da República, no centro de Belém, a partir das 9 horas da manhã, recolher assinaturas para um abaixo-assinado para que a Assembleia Legislativa do Estado Pará instale uma CPI para investigar as denúncias de irregularidades no Detran.

SINDTRAN/PA

Last modified on Sábado, 13 Junho 2015 01:14