Quarta, 26 Agosto 2015 20:44

DETRAN DESIGNA ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO A SERVIDORES

Reunião entre dirigentes do SINDTRAN e o diretor-geral da autarquia apontou mais avanços para os trabalhadores.

O SINDTRAN/PA convenceu a direção do Detran/PA sobre a importância de designar o estacionamento existente em frente à autarquia para uso exclusivo dos servidores. Em reunião com o diretor-geral do departamento, Nilton Atayde, no último dia 18/08, na sede do órgão governamental, o presidente do sindicato, Élison Oliveira, e o vice-presidente, Reyson Gibson, lamentaram a perda de parte do estacionamento cujo terreno foi cedido pelo estado para a prefeitura de Belém construir um Terminal Rodoviário de Passageiros do BRT.

Os sindicalistas sugeriram que um terreno adjacente fosse designado para o estacionamento dos usuários do Detran por meio da celebração de um Termo de Cessão de Uso da área junto ao governo do estado. O diretor-geral concordou com a proposta e, além de designar o estacionamento exclusivo aos servidores na área frontal ao prédio do Detran, informou que já está solicitando formalmente a cessão da área adjacente ao governo.

SERVIDORES - Questionado sobre o início da inspeção técnico-científica que avaliará a incidência de insalubridade nos setores da autarquia, na capital e no interior do estado, conforme resultado do acordo firmado com o governo para o encerramento da greve que durou 23 dias, este ano, o diretor-geral não definiu data, mas anunciou que a inspeção será realizada.

Outro item da pauta de greve, a realização do concurso público, os sindicalistas falaram da preocupação de que o certame seja aplicado para o preenchimento de apenas 145 vagas, conforme recente determinação da Secretaria de Estado de Administração, quando a necessidade da autarquia ultrapassa Mil vagas. "Apresentamos uma contraproposta para ser levada ao governo a fim de que todos os 772 cargos disponíveis sejam preenchidos e que um ante-projeto de lei possa ser apresentado para a criação de mais cargos na autarquia", resumiu Élison. A ideia ficou de ser analisada.

Já sobre a equiparação da Gratificação de Risco de Vida dos agentes de fiscalização, em relação aos demais agentes da Segurança Pública, outro tema acordado para o encerramento da greve, o diretor informou que o governador Simão Jatene vai publicar o decreto até o próximo mês de setembro. Com isso, a gratificação será elevada para 100%.

INVESTIMENTOS - Atayde anunciou investimentos em tecnologia, urbanização e reestruturação das Áreas de Exame Prático e da Vistoria Veicular, cujos serviços passarão a ser oferecidos no terreno do Detran localizado no bairro do Bengui, próximo ao shopping. O projeto foi apresentado aos sindicalistas e os investimentos estão prometidos para logo.

Quanto a reestruturação das Ciretrans “A”e “B”, Élison e Reyson voltaram a defender a construção de imóveis próprios para o funcionamento das Circunscrições Regionais e o consequente distrato dos contratos de aluguel para o oferecimento dos serviços da autarquia de trânsito. Atayde compartilhou da mesma opinião e anunciou que a padronização estrutural e visual das Ciretrans será concretizada em terrenos e imóveis próprios. "Sempre defendemos a otimização dos recursos públicos para o bem da sociedade, do usuário e do próprio Detran", destacou Élison.

Os sindicalistas também cobraram a introdução de novas tecnologias para o atendimento aos cidadãos, como a aquisição ou aluguel de terminais de autoatendimento para a geração de boletos de vistoria veicular, segunda via da habilitação, entre outros serviços, e a atualização do site do Detran/PA. "Cobramos investimentos em tecnologia para todas as áreas da autarquia”. Sobre a modernização dos sistemas operacionais de Habilitação e Veículo (SIDET/SISTRÂNSITO), ficou acertado que o sindicato receberá as informações da área técnica (DTI) para que o tema seja retomado em nova reunião da diretoria do SINDTRAN com o diretor-geral.

OUTROS - A elaboração do novo Regimento Interno do Detran, não ficou de fora do diálogo. "Queremos conhecer o projeto, avaliar e apresentar sugestões", reivindicaram os dirigentes sindicais. Ficou acertado que o sindicato reunirá com o Coordenador de Planejamento, Carlos Valente, para contribuir na consolidação do regimento.

Atayde disse também que a "Escola Pública de Trânsito” deve funcionar inicialmente no prédio alugado pelo Detran na Travessa do Chaco esquina com Avenida João Paulo II. No mesmo espaço deve funcionar o Núcleo de Penalidades da Procuradoria Jurídica. Ainda, sobre a Semana Nacional de Trânsito, o diretor-geral anunciou que a abertura será no Teatro Maria Sylvia Nunes da Estação das Docas, com uma extensa programação de palestras sobre diversos temas. Inclusive, ficou acertado que o SINDTRAN/PA terá um espaço para realizar uma palestra sobre “Ética na Gestão para o Trânsito” no dia 24 de setembro, no auditório João Marques, do Detran/Sede, com início às 14h.

Last modified on Sábado, 29 Agosto 2015 21:29