Sexta, 19 Setembro 2014 23:09

TRÂNSITO: RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO

É lamentável percebermos que em plena Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011 a 2020 - o nosso país não conseguiu ainda desenvolver uma Política eficiente na Área de Trânsito. Observamos que praticamente todas as esferas encontram-se imobilizadas e inertes.

Isto é decorrente entre outras causas da falta de uma Gestão Pública para o Trânsito. Os DETRANS, que a nível estadual são responsáveis pela Implementação da Politica Nacional de Trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, não conseguem na maioria dos estados desenvolver uma gestão, pergunta-se: Por quê?

Porque em pleno século XXI ainda vivemos uma prática do coronelismo, ou seja, toma lá dá cá, que é a troca de favores entre os politicos, oferecendo e negociando as instituições públicas como prêmio, a tal ponto que hoje estas instituições encontram-se em sua maioria no CTI, não conseguindo desenvolver uma prestação de serviço com qualidade e eficiência para a sociedade que  mantem com muito custo estas entidades públicas e pela lógica deveria ser bem atendida.

Neste cenário observa-se que hoje infelizmente o DETRAN/PA encontra-se sucateado, não dando condições mínimas para desenvolver com dignidade os serviços prestados para a sociedade. Após, a redemocratização do estado brasileiro esta instituição a cada governo vem sofrendo pela falta de Comprometimento, Responsabilidade e Respeito dos governantes. Isto é retratado nos índices de acidentes de mortes e vitimas sequeladas no trânsito.

A falta de uma Educação para o Trânsito com qualidade, uma Fiscalização aparelhada, um atendimento com qualidade, um sistema de informação moderno, enfim um total abandono que a cada governo os servidores do DETRAN/PA vem passando e a sociedade idem.

Nesta ótica que na segunda-feira (15 de setembro) ocorreu uma Mesa-Redonda para ouvir e dialogar com os candidatos ao Governo do Estado propostas de ações para a Política Estadual de Trânsito. Infelizmente, dos seis mais votados para este cargo politico, apenas um candidato compareceu foi o senhor Zé Carlos do Partido Verde que dialogou e propões ações possíveis de serem executadas, não socializou ideias fantasiosas e sim reais que poderão ser executas.

Os participantes ficaram decepcionados com a falta de Comprometimento dos demais candidatos, pois Mobilidade Urbana hoje é de fundamental importância a sociedade ter um Planejamento e Plano de Ações  que possam facilitar o direito de ir e vim de cada cidadão que transita em uma via pública, assim como ter o direito de ter uma prestação de serviço de qualidade na Autarquia Estadual de Trânsito deste Estado.

Enfatizamos que a Sociedade Civil deve exigir dos Candidatos um Plano de Ação para o Trânsito a nível Estadual, caso contrário ainda continuaremos a ver e a presenciar vidas sendo mortas e sequeladas no Trânsito e a continuidade da politica do Coronelismo fazendo da Instituição Pública DETRAN/PA, entidade puramente POLITICA ao invés de ser TÉCNICA.

Acorda Povo Cabano!