Sexta, 29 Abril 2016 01:02

SERVIDORES DO ESTADO FAZEM PARALISAÇÃO NO DIA 11 DE MAIO

Categoria vai parar por dois dias em protesto contra reajuste zero determinado pelo governador Jatene
Por: Redação ORM News com informações de Dandara de Almeida (O Liberal) Em 28 de abril, 2016 - 16h06 - Pará

Os servidores públicos estaduais farão uma paralisação geral nos dias 11 e 12 de maio. A categoria proposta contra o reajuste zero determinado pelo governador Simão Jatene. Uma assembleia geral unificada com 23 sindicatos e centrais sindicais foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) no ginásio de esportes da Escola Superior de Educação Física, em Belém, para definir a agenda da paralisação.

No dia 11 os servidores se concentrarão em frente ao Palácio dos Despachos, na avenida Almirante Barroso, para tentar uma audiência com o governador. Após a paralisação, os trabalhadores devem se reunir em uma assembleia geral unificada para decidir se entram em greve por tempo indeterminado.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Pará (Sindtran), Elison Oliveira, disse que a proposta de não reajuste é inconstitucional. Oliveira cita o princípio constitucional da irredutibilidade salarial para os trabalhadores do serviço público quanto para os de empresas privadas.

'Quando o governador diz que não vai ter reajuste este ano, ou pelo menos a reposição inflacional,  ele não está congelando os salários, e sim diminuindo, porque o salário não acompanha a inflação. Ele iria congelar se ele desse o reposição da inflação, que é de 11,6%', argumenta. O Sindtran vai entrar com uma ação judicial questionando a falta de reajuste salarial e de reposição do percentual de inflação.

Fonte: http://www.ormnews.com.br/noticia/servidores-do-estado-fazem-paralisacao-no-dia-11-de-maio