Quinta, 14 Agosto 2014 10:48

INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 11/08/2014

Presidindo a Assembleia do dia 11/08/2014, a Diretora Sindical Elizabeth Carvalho iniciou como informes a questão da liberdade sindical do SINDTRAN que está tramitando favoravelmente, após colaboração dos colegas do SEPUB que promoveram uma Assembleia para reconhecer o SINDTRAN. Agora resta análise do Juiz para arquivamento do último processo contra o SINDTRAN. Desta forma o sindicato voltará a ficar livre novamente para atuar. Espera-se que no máximo em 30 dias a documentação do sindicato em relação a este ponto esteja resolvida.

Após este informe a sindicalista salientou a importância da filiação no SINDTRAN, em vista da eminente extinção do antigo SINDETRAN. Com a extinção do SINDETRAN os servidores ficariam sem cobertura sindical, sendo portanto, importante preencherem e assinarem a ficha de filiação no SINDTRAN o mais rápido possível. A ficha de filiação do SINDTRAN está disponível no site. (Clique aqui para acessar a ficha de inscrição)

Em relação ao processo de convencimento de filiação, colocado pelos presentes na Assembleia, foi deixado claro que o sindicato é isento de qualquer comprometimento com candidaturas ou partidos políticos. "Do nosso sindicato não sai nem um centavo pra campanha de ninguém, assim como nunca saiu!" frisou a sindicalista. Também foi orientado aos colegas analisarem as prestações de contas mensais, que são divulgadas na internet (site e redes sociais) para que comprovem a lisura dos gastos do sindicato. "Por isso temos que fortalecer o nosso sindicato, pois sem o sindicato não teríamos tido os muitos avanços e vitórias que a categoria conseguiu".

Não devemos centralizar nossas expectativas a respeito de único colega, temos que manter nossas obrigações com luta da categoria. Não foi a saída do Presidente que enfraqueceu o sindicato mas sim uma série de fatos, ações jurídicas, ataques do governo. Entretanto temos que continuar nos cobrando e cobrando o sindicato. "O sindicato só vai ter vida quando os sindicalizados tiverem se envolvendo, reafirmando o discurso e os interesses da coletividade. Devemos acreditar na força do sindicato, o sindicato é de nosso, é de todos. Não se pode centralizar todas as expectativas em uma única pessoa" Enfatizou com muita propriedade Reyson Gibson, Vice-Presidente do SINDTRAN.

A sindicalista Elizabeth também desafiou os colegas a se lembrarem de quanto era o nosso vencimento quando fomos nomeados no DETRAN e comparar com o vencimento atual nos contra-cheques. Dessa maneira se comprova que devemos reconhecer a luta de todos nós, pois nós conseguimos fazer uma mudança boa para a categoria.

Prosseguindo com os informes. Os servidores foram convidados a participar de uma Mesa Redonda promovida pelo SINDTRAN com os Candidatos ao Governo do Estado do Pará para registrar as proposta dos candidatos na área da Gestão de Trânsito e apresentar aos mesmos uma proposta de gestão de trânsito da categoria dos Trabalhadores do DETRAN. O evento vai ocorrer no dia 15 de setembro no auditório do IFPA.

O Advogado Walmir Brelaz, expôs que a liberdade do sindicato ainda não está consolidada. Ainda estamos em processo de registrar a ata da assembleia do SEPUB no cartório e estamos aguardando o arquivamento do último processo contra o SINDTRAN.

Sobre o antigo processo do ticket alimentação, promovido pelo antigo SINDETRAN. O advogado informou que o processo foi extinto por conta dos problemas jurídicos do antigo sindicato. Agora os servidores do DETRAN terão que entrar novamente com a ação na justiça, só que desta vez em grupos de 10 pessoas, em ações individuais, usando a própria estrutura jurídica que o sindicato dispõe. Walmir também avaliou que o processo do retroativo da gratificação de trânsito também deve ir pelo mesmo caminho (vai ser extinto) mas ainda estamos aguardando tramitação na justiça. A ação do pessoal do nível superior também deve-se entrar em grupos de 10 pessoas. Também é possível que a justiça conceda a isenção das custas dos processos. O importante agora é dar entrada nos novos processo o mais rápido possível.

Sobre o processo do reajuste dos 5%. O advogado explicou que todo ano o reajuste deve acontecer, pelo menos uma vez. Entretanto na época da Lei de Reestruturação não foi dado o reajuste aos servidores do DETRAN, sob alegação do Governo de que a Reestruturação tinha dado um reajuste acima dos 5%. O reajuste da categoria nada tem a ver com a revisão geral que é obrigatória por Lei. Deste modo nós do SINDTRAN vamos entrar também com esta ação. Então o SINDTRAN vai orientar os sindicalizados a entregar os documentos para dar entrada nos processos.

Na finalização da Assembleia o Colega Thiago, fiscal de trânsito, informou sobre a emenda constitucional nº 82 que orienta a criação de uma Lei para estrutura a carreira do agente de trânsito no âmbito dos municípios, estados e DF. O termo 'agente de trânsito' não especifica se é agente de fiscalização de trânsito ou todos os servidores de trânsito, deste modo, é importante a mobilização de todos os cargos do DETRAN para se incluírem no processo de construção da Proposta desta Lei. Ficou definido que este tema será amadurecido nas Assembleias seguintes.

Last modified on Terça, 26 Agosto 2014 11:01