Quinta, 12 Janeiro 2017 10:50

ATO PÚBLICO: Sindtran cobra do MPE anulação de PSS e imediato concurso para o Detran/PA

20170110 110955

O Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran/PA) participou na manhã do dia 10, deste mês, de ato público promovido em parceria com a Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), em frente ao Ministério Público do Estado (MPE). O objetivo foi cobrar do MPE o cancelamento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a celeridade na abertura do concurso público para o Departamento de Trânsito (Detran/PA).

Durante o ato que reuniu centenas de concursados de diversos órgãos, servidores do Detran e membros do Sindicato, a postura do atual Governo com a abertura de 7 processos seletivos para a contratação de temporários foi criticada, tendo em vista que 4 mil concursados em diversos certames estaduais aguardam convocação desde 2012 e, no Detran/PA não é realizado concurso há mais de 8 anos.

De acordo com Élison Oliveira, presidente do Sindicato, atualmente há um déficit superior de 1 mil servidores na Autarquia para atender dezenas de municípios no Estado do Pará. Por outro lado, a contratação de temporários não justificaria a redução de gastos como anunciado no final do ano passado pelo governador, por meio da imprensa. Pois, o Detran possui hoje, pelo menos 160 temporários que geram custo de R$ 400 mil para os cofres públicos, um impacto de R$ 5 milhões por ano.

20170110 121649huuh

Naquela manhã, o presidente do Sindtran, Élison, e o vice – presidente, Thiago Reis, foram recebidos ainda, pela promotora de Justiça Maria da Penha Buchacra Araújo, da Promotoria dos Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos. Em conversa, ela recomendou que o Sindicato apresente ao MPE informações sobre as contratações temporárias, os impactos que geram na folha de pagamento do Detran, sobre o suposto desvio de função do cargo que está sendo ofertado no PSS e cobre a celeridade no cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), visando a aplicação do concurso público no Departamento de Trânsito ainda este ano.

“Não aceitaremos que o Processo Seletivo Simplificado seja levado à frente. Queremos abertura de concurso público em 2017. O nosso objetivo é moralizar a administração pública no Estado”, disse Oliveira.

Last modified on Terça, 17 Janeiro 2017 10:00