Segunda, 23 Janeiro 2017 11:49

NOTA DE SOLIDARIEDADE: Sindtran/PA lamenta morte de agente de trânsito da Paraíba

O Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran/PA) se solidariza com a família do agente de trânsito Diogo Nascimento, de 34 anos, do Detran da Paraíba, que faleceu no último domingo (22) vítima de traumatismo craniano após ser atropelado enquanto trabalhava na Operação Lei Seca, na madrugada de sábado (21).

O presidente do Sindtran/PA e vice - presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans Estaduais e do Distrito Federal (Fetran), Élison Oliveira, aponta que as mesmas fragilidades na operação de trânsito que ocorre no Pará, acontece no Estado da Paraíba.

“Apresentamos fragilidade na estrutura operativa, como falta de equipamentos de segurança, definição de estratégia de abordagem e articulação entre os diversos órgãos de segurança pública para que a fiscalização de trânsito seja efetiva e segura para os condutores e agentes do Estado”, afirma Oliveira.

A assessoria jurídica do Sindtran/PA avalia que houve homicídio doloso (onde há intenção de matar), uma vez que o condutor decidiu não atender à ordem de parada, fugindo e atropelando o colega Diogo Nascimento.

Por isso, nesta sexta - feira (27), o Sindtran/PA mobiliza a categoria e realizará ato público em frente ao Departamento de Trânsito (Detran/PA) como forma de prestar solidariedade aos colegas paraibanos e cobrar resposta efetiva do Ministério Público e Poder Judiciário daquele Estado quanto à devida punição ao responsável pela morte do agente de trânsito.

Entenda o caso:

Um agente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) ficou gravemente ferido na madrugada de sábado (21) em João Pessoa, após ser atropelado por um Porsche durante uma blitz da Operação Lei Seca, que acontecia na Avenida Governador Argemiro de Figueiredo, no bairro do Bessa.

De acordo com informações da Polícia Civil, o Porsche, de cor branca, não obedeceu à ordem de parada e tentou fugir do bloqueio. Na tentativa de fuga, o condutor do veículo atropelou o agente, que foi socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, em estado grave. Diogo Nascimento não resistiu aos ferimentos e morreu vítima de traumatismo craniano.

O veículo envolvido no atropelamento foi levado, na tarde de sábado (21), para Central de Polícia onde passará por uma perícia. O corpo do agente seria velado na manhã desta segunda - feira (23) na Escola Técnica Estadual de Mangabeira, em João Pessoa, e à tarde enterrado no Cemitério do Cristo Redentor.

Habeas Corpus

A Polícia Civil através da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (homicídios) pediu a prisão preventiva de Rodolfo Carlos da Silva, suspeito de atropelar o agente de trânsito, Diogo Nascimento de Souza, na madrugada de sábado (21). O suspeito é filho de um empresário do ramo automobilístico e atropelou o agente ao fugir de uma blitz da Lei Seca.

Também no domingo, a Justiça concedeu um habeas corpus que suspende o pedido de prisão temporária de Rodolpho. A decisão foi do desembargador plantonista Joás de Brito Pereira Filho, que entendeu “não existir justa causa para justificar o cerceamento do direito de locomoção” do motorista. Ainda no domingo, o Ministério Público da Paraíba, através do procurador de Justiça José Roseno Neto, entrou com pedido de reconsideração da decisão do desembargador Joás Filho de revogar a prisão temporária de Rodolpho Carlos, acusado de atropelar e matar Diogo Nascimento.

Manifestação

A decisão do desembargador Joás de Brito, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba em conceder, por meio de habeas corpus, a revogação do mandado de prisão temporária de Rodolpho Gonçalvez Carlos da Silva, condutor do veículo que atropelou o agente, gerou indignação no Sindicato dos Trabalhadores do Detran/PB.

Por conta disso, um grupo de servidores do Detran/PB paralisou as atividades nesta manhã e se reuniram em frente ao TJ/PB para protestar a decisão do desembargo. A manifestação foi resultado de assembleia geral extraordinária realizada no último domingo, na sede do Sindtran/PB, após a confirmação da morte do servidor.

Com informações de G1 Paraíba e Primeiras Notícias

Last modified on Quarta, 25 Janeiro 2017 10:52