Sábado, 01 Abril 2017 10:19

Ato reúne 3 mil trabalhadores em frente à SEAD

site3

A última sexta-feira (31) foi histórica. Cerca de 3 mil trabalhadores realizaram grande ato público em frente à Secretaria de Estado de Administração (SEAD), em Belém, reivindicando melhores condições de trabalho. Servidores públicos estaduais contaram com o apoio de outros trabalhadores que também realizaram protesto em outros pontos da cidade contra as reformas da Previdência e Trabalhista, contra a privatização da Cosanpa e a Lei das Terceirizações no serviço público e na iniciativa privada.

site2

No Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA), dezenas de servidores pararam as atividades e cobraram o atendimento da pauta de reivindicações da campanha salarial 2017: a reposição salarial de 20%, acréscimo de R$ 200 no auxílio alimentação, reposição das perdas históricas, suspensão dos Processos Seletivos Simplificados (PSSs) que visa à contratação de temporários, novos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs), incorporação do abono do nível médio – promessa do atual Governo desde o primeiro mandato, em 2011 – e, a abertura de concursos públicos para todos os órgãos do Estado. O ato ocupou a travessa do Chaco e a avenida Almirante Barroso por quase 3h, interditando o trânsito.

A secretária adjunta da SEAD, Ruth Pina, recebeu os dirigentes dos sindicatos que fazem parte do Fórum de Entidades Sindicais. A pauta unificada dos servidores públicos estaduais, protocolada na SEAD dia 14/03, foi novamente apresentada, pois o Governo informou desconhecê-la. Um cinismo sem tamanho que indignou a todos os presentes. Pina agendou nova reunião para o dia 18 com as entidades sindicais, quando a Secretária Alice Viana apresentará estudo e contraproposta do Governo.