Quarta, 08 Fevereiro 2017 10:51

NÃO À TERCEIRIZAÇÃO: Sindtran denuncia contratos milionários no Detran

20170208 092217

O Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran/PA) denuncia: no apagar das luzes do ano de 2016, o Governo contrata 5 empresas milionárias para prestarem serviços na área de informática para o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA).

O governador torra a fortuna de R$ 60 milhões em apenas 12 meses para que empresas de informática façam atividades que os dezenas de servidores concursados do Detran tem atribuição por ocuparem os Cargos de Analistas, Técnicos, Programadores, entre outros de Tecnologia da Informação.

Ao tomar conhecimento disso, o Sindtran/PA, promoveu na terça – feira (7), plenária sindical na sede do Sindtran e contou com a presença de dezenas de servidores que discutiram o processo de terceirização no Detran. A plenária teve como objetivo apresentar aos servidores os prejuízos que a terceirização na Autarquia está causando, principalmente para quem atua no setor de Tecnologia da Informação (DTI), mas que poderá atingir outras áreas e setores do Detran.

Durante a reunião, os servidores tiveram acesso às informações da realidade do problema denunciado pelos próprios trabalhadores, expuseram a insatisfação quanto à entrada de temporários, tiraram dúvidas sobre a situação jurídica e de que forma as condições de trabalho podem ser melhoradas.

Os servidores manifestaram indignação diante da fortuna gasta com empresas terceirizadas já que eles possuem competências para desenvolver tais atividades que prestam as contratadas.

Para o presidente do Sindtran/PA, Élison Oliveira, a terceirização da DTI faz parte de um processo que atingirá toda a Autarquia, sendo um anúncio da redução de atribuições e funções dos servidores do Detran, que correm o risco de serem subutilizados, caírem no desvio de função e até serem redistribuídos para outras instituições do Estado.

“A terceirização nada mais é do que o resultado do sucateamento do serviço público. É uma ‘privatização disfarçada’,  que atende aos interesses de grupos econômicos poderosos ligados ao governo de plantão. Que o governo pare e anule esse “projeto” imediatamente! Queremos um  Detran público, eficiente e de qualidade!”, reitera Élison.