Terça, 16 Mai 2023 20:31

COMUNICADO SINDTRAN-PA

Belém, 16 de maio de 2023

SERVIDORES DO DETRAN REALIZAM ASSEMBLEIA GERAL

Nesta manhã (16), servidores e servidoras do Departamento de Trânsito, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária deliberaram sobre a data-base 2023 e o processo de revisão do PCCR.

O Presidente Dênis Sampaio deu informes sobre reunião das entidades sindicais com a presidência do IASEP sobre os problemas enfrentados pelos usuarios do plano na rede médica e solucoes apontadas.
Foi informado sobre o andamento da proposta de linha de crédito da casa própria para servidores civis. Na sequência o Diretor da CUT, Martinho, comunicou sobre o Congresso da Central e tirada de delegados.

Em relação a data-base, apresentou-se um histórico das ações que estão em curso, das várias reuniões com o governo que visa o reajuste de 25% no vencimento base, aumento do auxílio alimentação para R$1.500,00 reais, entre outras reivindicações com a perspectiva de que até final de maio se tenha uma posição do governo.
Também foi discutida a necessidade de instalação de Mesa de Negociação Setorial em 2023 entre SINDTRAN e DETRAN. A assembleia indicou e aprovou 2 servidores e mais dois diretores do sindicato. Maurício Facundo (atendimento de veículos) e Thiago Reis (AFT).

Para tratar do tema PCCR, convidamos a presidente da comissão de avaliação, Silvia Jatene, para esclarecer sobre o funcionamento das avaliações para as progressões e promoções (2020/2022), a serem implementadas já em 2023.

Quanto ao PCCR, Denis Sampaio disse que a Lei fará 10 anos em janeiro 2024 e fez um retrospecto da construção, lutas e negociações. Embora tenha externado otimismo, também disse estar preocupado diante da condução do processo de revisão do plano, e da repentina falta de esclarecimento do governo para o Sindicato sobre o estágio de análise do projeto na Seplad, embora exista o compromisso do Governo em aprovar o projeto, mas não se sabe o tempo que isso levará.
A preocupação decorre de alguns planos já terem sido aprovados neste ano e do fato de já ter decorrido 07 anos de espera, entre idas e vindas (e até arquibamento) do projeto.

A categoria passou a entender que o momento requer a retomada da mobilização e aprovou a convocação de assembleias permanentes, de um calendário de lutas e de idas ao Parlamento Estadual e Secretarias de Governo.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!✊?