Segunda, 24 Abril 2017 19:55

Na Imprensa: Servidores do Detran no Pará decidem manter greve em assembleia

Servidores do Detran no Pará decidem manter greve em assembleia

Categoria propõe parcelamento de reajuste salarial para repor inflação. Governo aumentou auxílio alimentação da categoria como alternativa para momento de crise.

Servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-Pa) realizaram uma assembleia na manhã desta segunda-feira (24) em frente à sede do órgão e decidiram manter a greve iniciada no último dia 18 de abril.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), cerca de 50% dos servidores aderiram à paralisação, mas nenhum serviço do órgão foi interrompido. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Administração do Pará (Sead) e com o Detran-Pa aguarda posicionamento.

A categoria apresentou ao Governo do Pará uma proposta de reposição parcelada das perdas salariais da categoria, com base em uma projeção da inflação para o ano de 2018. De acordo com a proposta, o Governo deveria repassar um reajuste de 5% em agosto de 2017, 9% em dezembro de 2017 e 11% em abril de 2018.

"Representamos apenas 1.300 servidores, mas nossa proposta acaba atingindo os demais servidores do Estado. Hoje temos um déficit de servidores públicos e os servidores existentes hoje trabalham dobrado com uma estrutura precária", disse Élison Oliveira, presidente do Sindtran/Pa e servidor do Detran-Pa.

De acordo com Élison, a categoria propõe ainda o congelamento das taxas dos serviços do Detran-Pa. "Da mesma forma que está congelando o salário do servidor, propomos que ele (Governo) congele as taxas. A população está pagando cada vez mais caro por um serviço precário", disse o presidente do Sindtran/Pa.

Entre outras pautas reivindicadas pela categoria estão a realização de concurso público para suprir a necessidade de pessoal no órgão e a melhoria na estrutura de agências e postos de atendimento. Uma nova rodada de negociações com o Governo do Estado está marcada para o dia 3 de maio.

Negociação

No último dia 21 de abril, representantes do Sinditran/Pa foram recebidos na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) pelo titular da pasta, Jeannot Jansen, e pela diretora do Detran-Pa, Andrea Hass.

Na reunião, foi apresentado à categoria o aumento de 23,25% no valor do auxílio alimentação dos servidores, única alternativa possível em momento de crise, segundo o secretário de segurança pública.

Além do reajuste, será incorporado o abono da diferença do salário mínimo para os servidores de nível médio e fundamental que recebem remuneração equivalente a R$ 937, medidas representam um acréscimo de R$ 13 milhões na folha de pagamento do Estado.

FONTE: G1 PARÁ

Last modified on Terça, 25 Abril 2017 12:59